Home / Notícias do Mercado / Carrefour lança plataforma com serviço de e-commerce alimentar

Carrefour lança plataforma com serviço de e-commerce alimentar

O Grupo Carrefour lançou no Brasil o Meu Carrefour, plataforma de inteligência de dados omnicanal que concentra os serviços de varejo da companhia em um único programa de benefícios democrático, gratuito e nacional, composto por ofertas, cupons e outras vantagens exclusivas e personalizadas. O novo programa traduz a estratégia omnicanal da companhia no país, que coloca o cliente no centro de tudo, oferecendo cada vez mais serviços que facilitem o seu dia a dia. O aplicativo Meu Carrefour concentra ainda a venda de alimentos online do Carrefour, realizada a partir deste mês inicialmente para São Paulo (SP).

O programa nasce como uma plataforma aderente aos seus formatos e canais de varejo: supermercados, hipermercados, lojas de proximidade, postos de combustíveis e e-commerce (site e aplicativo). Já o e-commerce alimentar será disponibilizado para 200 bairros da capital paulista – pertencentes às zonas central, oeste e sul – e o serviço contará com seis opções de período de entrega, um dos maiores do mercado brasileiro. Integrado à plataforma digital do Carrefour, o serviço investe na velocidade do processo de compra e na qualidade do processo logístico.

Ao todo, são mais de 6.000 produtos alimentares a preços competitivos, que se somam aos mais de 50.000 itens não alimentares já comercializados pelo site Carrefour.com – sortimento com centenas de opções de marketplace já em operação. A expansão geográfica do novo serviço de venda de alimentos online será gradual, ao longo dos próximos meses para os demais bairros da cidade e, futuramente, para o restante do país.

Além desse diferencial, o Meu Carrefour oferece de forma democrática e prática benefícios mesmo a clientes não cadastrados. Para aqueles que optarem por se cadastrar no programa gratuito, além de preço com desconto para diversos produtos sinalizados com a etiqueta roxa, terá acesso a diferentes cupons emitidos de acordo com seu perfil de compra e aceitos nas lojas e no site do Carrefour. Para aqueles que optarem por não se cadastrar, ainda sim será possível aproveitar a dinâmica do preço especial ao informar apenas seu CPF em qualquer checkout.

O cadastro no Meu Carrefour também é simples e prático, realizado por meio do aplicativo Meu Carrefour (Android e IOS), site e, nos supermercados e hipermercados por meio de tablets disponíveis na entrada das lojas. Nos 103 hipermercados espalhados pelo Brasil, serão disponibilizados ainda totens para cadastro, consulta de benefícios e impressão de cupons.  Integrado ao Meu Carrefour, a plataforma de cuponagem da rede emite cupons digitais (aplicativo, site e e-mail), que são lidos no caixa diretamente na tela do celular, e impressos, entregues junto ao cupom fiscal das lojas físicas – que podem ser reimpressos dentro do prazo de validade.

Além de resgatar os cupons nos diferentes formatos e canais da rede, nas lojas do Carrefour Express, por exemplo, o cliente terá acesso ainda a combos de ofertas especiais. E nos postos Carrefour, os descontos dos cupons são concedidos por litro de combustível. Além dos anúncios e comunicações no ponto de venda das lojas físicas e online, incluindo o aplicativo Meu Carrefour, as principais ofertas de preço especial do programa poderão ser conferidas no aplicativo e nas revistas de ofertas.

“De forma inovadora, o Meu Carrefour reúne nossos esforços para colocar o cliente no centro de tudo o que fazemos. Para conhecer melhor suas preferências e hábitos, criamos uma plataforma de inteligência de dados totalmente integrada aos canais e formatos da rede, que já nasce com mais de 4 milhões de clientes cadastrados”, destaca José Luis Gutierrez, vice-presidente de Varejo do Carrefour Brasil. “Serviços como a venda online de alimentos são importantes ferramentas para facilitar ainda mais a vida dos nossos milhares de clientes.”

O aplicativo Meu Carrefour oferece ainda diversas outras funcionalidades ao cliente, como: localizador de lojas; leitor de código de barras, que permite verificar o preço dos produtos remotamente; código de barras digital para acelerar o processo de identificação no caixa; cupons promocionais relevantes baseados no histórico e preferências de compra, incluindo a loja física de interesse; histórico de compras em loja física e online para acompanhar gastos; e sugestões de ofertas baseadas nessas listas de compras armazenadas.

“Ao longo dos anos, ampliamos a variedade e a qualidade dos serviços oferecidos ao nosso cliente, que serão ainda mais personalizados a partir do conhecimento que continuaremos a desenvolver com este programa”, comenta Silvana Balbo, diretora de Marketing do Carrefour Brasil. “Dentre outros benefícios, temos a expectativa de emitir cerca de 100 milhões de cupons dirigidos a cada mês, aumentando a sinergia da nossa operação e levando ao cliente mais vantagens, que vão além do preço, para ele fazer mais Carrefour.”

A venda de alimentos online permite rapidez na montagem da lista de compras, navegação intuitiva por categoria e opção de montar uma lista baseada em compra anterior no aplicativo ou loja física, funcionalidade disponível devido ao sistema de inteligência de dados. Com entrega entre 07h e 21h, no dia seguinte à compra, o serviço conta com embalagens reutilizáveis e entrega a preço fixo. A qualidade da experiência de compra é o grande atrativo, possível, sobretudo, pela adoção da estratégia das chamadas dark stores, conceito de centro de distribuição, cuja operação é exclusiva e dedicada, com localização privilegiada dentro de grandes centros urbanos.

“Estamos investindo em um futuro onde o relacionamento com o cliente e o comércio eletrônico se baseia em plataformas mobile. Buscamos atender à crescente demanda dos clientes por mais rapidez e comodidade e reforçar a estratégia omnicanal iniciada no ano passado com a venda online de produtos não alimentares”, ressalta Daniel Viana, gerente de e-commerce alimentar do Carrefour.com. “O investimento em tecnologia, associado às bases omnicanal de produtos e clientes, tem possibilitado a criação de novos serviços digitais que facilitam a vida do consumidor”, completa. O novo serviço possibilita ainda acompanhar a entrega e salvar os dados do cartão de crédito para futuras compras no aplicativo, incluindo o Cartão Carrefour.

Veja Também:

nova lei do icms ecommerce

Liminar suspende mudança no recolhimento do ICMS no e-commerce

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu no início da noite desta quarta-feira (17)  liminar que …