Home / Artigos / Operação / O que você precisa saber para Vender na Amazon – Guia Completo

O que você precisa saber para Vender na Amazon – Guia Completo

O início das operações da Amazon no Brasil, em 2012, causou uma grande euforia no mercado. Afinal, trata-se da maior loja virtual do mundo, criando alta expectativa nos consumidores por sua reputação e variedade de mercadorias; e nos lojistas, por se tratar de mais um – e o maior – marketplace para vender os seus produtos. No entanto, até agora se vendia apenas livros, restringindo a apenas varejistas deste segmento a possibilidade de explorar a força desse canal de vendas.

Finalmente, a partir de amanhã (18 de outubro), a Amazon iniciará as vendas de eletrônicos no país, através de terceiros. Sim, você, lojista do segmento de eletrônicos (smartphones, computadores, câmeras digitais, TVs, etc.), poderá vender os seus produtos na Amazon! Essa notícia fica melhor ainda ao lembrar que a Black Friday já está quase chegando, e provavelmente as operações já estarão em pleno vapor até lá.

Para sanar todas as dúvidas sobre como vender no marketplace da Amazon, entrevistamos Anderson Herzer, CEO e diretor da Moovin. Confira a entrevista a seguir:

Qualquer empresa pode vender na Amazon? Existem requisitos?

Sim, basta se cadastrar no site, aceitar as regras e termos de uso. O processo é todo online e sem muitas burocracias,já que em outros marketplaces é necessário enviar contratos por correios ou assinaturas digitais.

Preciso de alguma tecnologia específica para vender na Amazon?

O lojista pode fazer tudo no painel da Amazon, mas utilizar uma plataforma de e-commerce integrada é o ideal, pois facilita e automatiza todos os processos (sincronização de estoque, atualização de preços, recebimento de pedidos e tudo o que for necessário). A Moovin, por exemplo, é uma das plataformas já integradas com a Amazon e com clientes que logo começarão a vender eletrônicos.

Qual a taxa de comissão e o tempo de repasse?

As taxas de comissão da Amazon variam por categoria.Por enquanto, livros e eletrônicos têm a taxa de 10%. O repasse de pagamentos será em única parcela quinzenalmente.

Como é feito o repasse de compras parceladas?

A Amazon aceita compras parceladas e repassa o valor integral ao lojista.

Qual o prazo para o lojista enviar o produto?

Para manter a boa reputação da Amazon, o prazo do envio das mercadorias é de até 48 horas após o pedido ter sido realizado.

Como funciona o cálculo de frete e envio do produto?

O frete será cadastrado pelo próprio lojista, diretamente no painel da Amazon. Atualmente, o valor do frete é definido por planilha e pode ser por item, faixa de preço ou peso do produto. O lojista pode enviar a mercadoria pela transportadora que preferir, desde que informe o código de rastreio.

Quais são as regras de Buybox da Amazon?

O algoritmo determinará qual loja terá destaque no buybox, baseando-se em três fatores: preço, performance e prazo de entrega. O algoritmo determinará qual loja terá destaque no buybox.

Como funciona o atendimento e suporte ao cliente?

O primeiro contato é sempre com a Amazon que, caso não consiga esclarecer suas dúvidas, então falará com o lojista.

Como é o processo de trocas e devoluções?

O cliente faz a solicitação pelo painel do site, em até 7 dias após o recebimento do produto. O vendedor é notificado e após concluir o encaminhamento do produto, a Amazon realiza o estorno da transação.

Quando as lojas de outros segmentos podem começar a vender na Amazon?

Ainda não há previsão, mas a tendência é que a qualquer momento a Amazon anuncie que outros segmentos já poderão iniciar as vendas.

Vender em marketplaces já tem sido a principal fonte de vendas de muitos lojistas e, agora com a Amazon, com certeza os ganhos serão ainda maiores.

 

Via Ecommerce News