Home / Marketing Digital / Mídias Sociais / Por que criar um blog para sua loja virtual?
Blog para loja virtual

Por que criar um blog para sua loja virtual?

A internet é um oceano de conteúdo. Cada dia mais e mais pessoas produzem textos, imagens, vídeos, áudios em poucos cliques e, sobretudo, por meio de dispositivos móveis como tablets e smartphones – uma facilidade nunca antes vista. Diante disso, conseguir tráfego para uma loja virtual exige estratégia e trabalho constante.

Afinal, nós sabemos que, quanto mais visitas a loja recebe, mais vendas ela fecha. Pense num funil: a entrada é longa, mas somente os internautas qualificados (o público-alvo) se convertem em compradores (chegam ao fundo do funil). É aí que o blog entra na jogada! Continue acompanhando este post para entender a importância de ter um blog ligado ao seu e-commerce.

A importância dos blogs no Marketing de Conteúdo

Você já ouviu falar em Marketing de Conteúdo? Há algum tempo se fala que no ambiente digital o “conteúdo é rei”. É isso mesmo. O conteúdo é fundamental para posicionar as empresas no mundo digital. Sempre que um internauta acessa o Google para fazer uma busca, ele está buscando um conteúdo.

Diante disso, surgiu o conceito de Content Marketing, criado pelo Hubspot, uma das maiores autoridades de marketing digital do mundo. O marketing de conteúdo nada mais é do que toda e qualquer ação de construção e publicação de conteúdos relacionados ao negócio de uma organização em ambiente digital. Ele tem por objetivo atrair e gerar relacionamento com o público certo, na hora certa, por meio da entrega de respostas aos anseios deste público, em textos, vídeos, áudios e imagens.

E os blogs, onde entram nisso? Os blogs são as melhores plataformas para a publicação de conteúdos que agregam valor aos consumidores potenciais. Diferente dos sites ou das lojas virtuais, que oferecem conteúdo institucional e de venda, propriamente ditos, os blogs têm um caráter mais informativo e de entretenimento. Num blog não cabe fazer propaganda direta de produtos e serviços.

Um blog é a plataforma onde as empresas passam a entregar conteúdo criado por elas próprias, deixando de ser meramente patrocinadoras de jornais, revistas ou programas de televisão (conteúdos que elas não podem controlar).

Benefícios de ter um blog

Agora que você já entendeu a importância do conteúdo e já sabe que um blog é a melhor plataforma para a publicação de conteúdos relacionados ao universo de seu negócio, vamos aos benefícios de ter um blog da sua loja virtual:

1 – As pessoas amam blogs

O caráter periódico e informativo dos blogs atrai milhares de pessoas em todo o mundo. Ao clicar no blog, os internautas esperam encontrar conteúdos que lhes divirtam e, sobretudo, respondam suas perguntas.

Não raro, os blogs costumam ter muitos seguidores. As pessoas costumam esperar pelo próximo post, sobretudo se o blog for criativo e estiver sempre surpreendendo.

2 – Blogs com bons conteúdos melhoram o ranqueamento da loja virtual no Google

Se o blog estiver atrelado à loja virtual e entregar conteúdos relevantes, originais e criativos, ele sempre aparecerá nos primeiros resultados do Google e de outros mecanismos de busca. Isto porque, os “robôs” da internet estão sempre priorizando conteúdos bem fundamentados, que tenham bastante acesso e que engajem os internautas.

Para isso, é preciso, claro, ter uma estratégia de conteúdo que envolva a escolha correta de palavras-chave, oferecer facilidades de compartilhamento em redes sociais, facilidades para comentários, etc.

3 – Blogs podem conduzir o consumidor e convencê-lo a comprar

Conforme a natureza do negócio da loja virtual, a jornada de compra pode ser longa. Em suma, por mais que a compra seja feita por impulso, é preciso um certo grau de confiança na empresa antes de encher o carrinho e finalizar a compra.

Desde a atração (muitas vezes, via pesquisa no Google) até a decisão de compra, é preciso alimentar o consumidor com informações, conquistar sua atenção, gerar empatia e engajamento. Tudo isso pode ser conseguido com um bom conteúdo. É preciso fortalecer a imagem de autoridade da loja virtual nos assuntos que circundam o negócio.

4 – Blogs ajudam a identificar e tratar leads

A partir do momento que um internauta passa a acessar o blog e consumir os conteúdos, ele é um ‘suspect’. Se ele passar a baixar os conteúdos “entregáveis” (e-books, whitepappers etc.), bem como assinar a newsletter – é importante criar uma newsletter para, periodicamente, entregar os posts do blog na caixa de e-mail do internauta – já é possível chamá-lo de ‘prospect’, ou seja, um potencial consumidor.

5 – Blogs direcionam tráfego para as lojas virtuais

O tráfego gerado pelo blog costuma ser mais qualificado. Depois de consumir os conteúdos relacionados ao universo de negócio do e-commerce, as pessoas que clicam no banner que direciona à loja, geralmente, são potenciais compradoras.

Por isso, é importante encontrar uma forma de deixar claro que o blog é um oferecimento da loja virtual e também oferecer links que direcionem à plataforma (banners, call to actions etc.).

E então, está convencido a ter um blog? Gostou destas dicas? Deixe um comentário!

Veja Também:

metricas para ecommerce

Como definir metas em seu e-commerce

De acordo com a última edição do Webshoppers — relatório completo de e-commerce produzido pela …